Xuxa roda na programação da Record TV e provoca irritabilidade nos fãs

Xuxa na segunda temporada do The Four Brasil — Foto: Blad Meneghel / Record TV

Em 2015, Xuxa se tornou o foco principal após deixar a TV Globo, onde esteve contratada por 30 anos. As negociações com a Record TV avançaram e a contratação se tornou fato. Na cláusula, a ex-rainha dos baixinhos teria liberdade de fazer tudo o que quiser na emissora paulista. Rompeu laços com Marlene Matos, e estreou o Xuxa Meneghel nos mesmos moldes da atração norte-americana Ellen DeGeneres.

De primeira, a nova empreitada de Xuxa era exibido às segundas-feiras, 22h30. A atração passava num horário injustiçado, onde o público estava sintonizado na Tela Quenta, da Globo, e no Programa do Ratinho, do SBT. Por conta das consecutivas derrotas, Xuxa Meneghel passou a ser gravado, as linguagens chulas da apresentadora foi mutilado na edição, trocou a direção e a Casablanca assumiu a produção por definitivo. O orçamento do programa era baixo e custeava em torno nos 30 mil.

Xuxa no seu programa e Dancing Brasil — Foto: Montagem / N1 Entretenimento

Após duas temporadas mal sucedidas, Xuxa e a Record TV decidiram encerrar o programa e focarem no Dancing Brasil. Em 2017, a nova atração estreou com uma produção impecável e um filão de anunciantes interessados no formato. A alegria da apresentadora era nítida. Com muito esforço e o enfraquecimento do Máquina da Fama, o Dancing Brasil passou a vencer a atração do SBT, que acabou sendo finalizado.

No dia 17 de janeiro de 2018, a terceira temporada estreou numa quarta-feira, na tentativa de pegar a migração de público da Globo que não assistem o futebol. A temporada seguinte seguiu nessa linha atenue e assim foi se mantendo, mesmo com uma audiência ruim. Em busca de novos desafios, a Record TV comprou o formato musical, The Four, e Xuxa assumiu a atração. O programa iniciou numa quarta-feira, às 22h30 da noite, num revezamento com Top Chef, Troca de Esposas, A Fazenda, Batalhas dos Confeiteiros (encerrada).

Foto: Blad Meneghel / RecordTV

Ainda em busca de audiência, a Record TV lançou a nova programação dos domingos com o objetivo de barrar o crescimento do SBT e reconquistar o público. O novo formato do Domingo Show com Sabrina Sato não agradou o público. Já o The Four era assistido por uma massa consistente de fãs aos domingos, 18h.

Sem paciência com o crescimento da apresentadora na faixa, a emissora paulista voltou a atrás e colocou o programa às sextas-feiras, conforme estava descrito no plano comercial. Ainda em análise, a Record jogou Xuxa com o seu The Four, às quartas-feiras, provocando uma grande irritabilidade nos fãs.

Numa longa trajetória de TV e na Record TV aos cinco anos, Xuxa foi testada de várias formas e em formatos internacionalmente conhecidos. Não adianta fazer um joguete com a apresentadora, e depois perguntar se ela está feliz, chegando a privar sua liberdade que lhe foi prometida. Todo investimento na apresentadora é válido, porém, os fãs preferem torcer o nariz para a emissora e não torcem pela artista completa que é Xuxa Meneghel.

O texto apresentado no blog, não corresponde, obrigatoriamente, a linha editorial do site N1 Entretenimento.