Opinião Nacional discute o avanço do coronavírus e a chegada da doença ao Brasil

 

Foto: Nadja Kouchi/TV Cultura

Nesta quarta-feira (4/3), o tema do Opinião Nacional é o novo coronavírus, que surgiu na China há pouco mais de três meses e vem se espalhando mundo afora, chegando recentemente ao Brasil. Até o momento, 64 países já reportaram a presença do vírus, sendo a China, a Coreia do Sul e a Itália os mais afetados (todos com mais de mil infecções registradas no boletim da Organização Mundial de Saúde).

No Brasil, dois casos já foram confirmados pelo Ministério da Saúde, que afirma não haver mudanças no cenário nacional, já que ambas as infecções foram “importadas” da Itália e ainda não existem evidências de que o vírus circula no país.

Para falar sobre os avanços da doença, o programa traz os infectologistas Gustavo Johanson, do Hospital Israelita Albert Einstein, e Rosana Richtmann, do Instituto Emílio Ribas.

Além disso, o economista e professor de economia chinesa do Insper, Roberto Dumas, e o embaixador aposentado e coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos da ESPM, Fausto Godoy, explicam as consequências políticas e econômicas causadas pelo surto. Com apresentação de Andresa Boni, a edição vai ao ar às 22h15 na TV Cultura.